E.M.E.F. Maria Augusta Russo dos Santos
CAFÉ DO SPAECE
Café do SPAECE oferecido na recepção dos alunos do 9ª ano do turno da manhã pela equipe do PIBID em parceria com o núcleo gestor e a professora supervisora Antônia Rosilande que teve como foco motivacional para aqueles que iriam realizar a prova do SPAECE e de agradecimentos para todos que participaram da caminhada preparatória .

As mesmas atividades foram desenvolvidas pela equipe do PIBID que atuavam à tarde na escola, junto com a professora supervisora. Vale ressaltar que a equipe já vinha trabalhando com o apoio da supervisora atividades, jogos e dinâmicas voltados para o SPAECE, fazendo com que os alunos saiam um pouco mais do ensino tradicional, trazendo novos métodos de ensino e aprendizagem. Ao final, ambas as equipes dos turnos da manhã e da tarde, entregaram lembrancinhas para os alunos que iriam realizar a prova do SPAECE, no dia 27 de Novembro de 2018.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Com objetivo de trabalhar Gêneros Textuais nas escolas, o Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UNILAB, nos deu a oportunidade de trabalhar nas primeiras cinco ações – em observação das aulas e planejamento -, a primeira aplicação de um gênero textual nas turmas destinadas a cada grupo, que foi a autobiografia.
Nas nossas turmas de 7º e 8º ano, aplicamos brevemente uma aula sobre o gênero na sala de leitura da escola. Logo depois, pedimos para que os mesmos produzissem suas próprias autobiografias e nos devolvessem ao final da aula.
Feito isto, levamos as produções e nos reunimos para a correção, onde colocamos, além das correções mais pertinentes, com relação as regras de língua portuguesa, escrevemos bilhetes orientadores. Assim, fizemos observações, anotações e concluímos alguns pontos em que poderíamos colaborar juntamente com a professora em sala de aula com as turmas.

Elaboramos então uma sequência de quatro aulas, cada uma com metodologia diferente, tendo em vista a idade dos alunos (as), que se diferencia de acordo com cada turma. Desta forma, elaboramos uma Sequência Didática, que é entendida como “[…]um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual, oral ou escrito”. (DOLZ, NOVERRA E SCHNEUWLY, 2004, p.96)
Compreendemos também que, uma “[…]sequência didática tem, precisamente, a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação”. (DOLZ, NOVERRA E SCHNEUWLY, 2004, p.97) Isto posto, é imprescindível observar que com a produção final “[…] o aluno pode pôr em prática os conhecimentos adquiridos e, com o professor, medir os progressos alcançados.
A produção final serve, também, para uma avaliação de tipo somativo, que incidirá sobre os aspectos trabalhados durante a sequência”. (DOLZ, NOVERRA E SCHNEUWLY, 2004, p.98) Após as aulas, realizamos a produção final com os/as alunos (as), corrigimos e entregamos para a nossa supervisora, e em observação das correções feitas, percebemos que a sequência didática proporciona um método eficiente para detectar problemas e realizar módulos posteriores com o intuito de sanar os problemas encontrados, além de desenvolver a habilidade da escrita, bem como uma consciência maior do uso da língua. Por fim, fizemos um material referente a todas as aulas e atividades feitas em sala e deixamos exposto na sala de leitura, para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o trabalho feito por nós, juntamente com a professora de Língua Portuguesa e os alunos (as) das duas turmas.
