GRUPO DO PIBID – PEDAGOGIA UNILAB – CEARÁ PRESENTE NO II COPENE NORDESTE
Entre os dias 29 a 31 de maio de 2019 o núcleo do PIBID – PEDAGOGIA UNILAB – CEARÁ esteve no II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste – II COPENE Nordeste, evento que aconteceu na cidade de João Pessoa – Paraíba, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. O II COPENE pautou os estudos das relações étnico-raciais por meio de conferência, mesas de debates, oficinas, simpósios temáticos e relatos de experiências afro-pedagógicas, atividades político-cultural, tendo como eixo de discussão o tema Epistemologias Negras e Lutas Antirracistas.
O subprojeto PIBID – Pedagogia UNILAB, coordenado pelas professoras Dra. Carolina Maria Costa Bernardo e Dra. Rosângela Ribeiro da Silva, participou do evento com a presença de 25 bolsistas e a apresentação de 15 trabalhos. Outros estudantes da universidade dos cursos de Antropologia e História somaram ao grupo que saiu de Redenção no dia 28 de maio. Para alguns estudantes esse foi o primeiro congresso, para outros um nova oportunidade de troca de experiências acadêmicas e científicas. Para professora Rosângela: “A participação em eventos dessa natureza nos impele a repensarmos com maior cuidado nossa prática na academia, bem como nas escolas de educação básica junto às professoras e às crianças sobre a nossa contribuição e intervenção no chão da escola no sentido de assumir o compromisso com uma educação laica, de qualidade, gratuita e antirracista. O Copene foi uma oportunidade de vivenciar reflexões e debates que causaram entusiasmo para a reafirmação com uma Pedagogia que prime pelas relações étnico-raciais”.
Foram três dias de intenso processo de aprendizagem acerca de conteúdos e atividades antirracistas. A produção científica presente no COPENE, em que foi notório o protagonismo negro, resultado das pesquisas de ensino, de extensão e da pesquisa no campo das relações etnicorraciais que acontecem no nordeste, corrobora com a formação dos estudantes da UNILAB que tem como uma dos pilares a descolonização dos currículos. Para a professora Carolina Bernardo: “Enquanto professora vejo a necessidade de ampliar os espaços de formação para além da sala de aula. Nossa participação em eventos científicos é uma oportunidade de aprofundamento nas diversas experiências: intelectual, estética, empírica, social e política. Além de uma oportunidade de reconhecimento das próprias produções.”
O grupo PIBID-Pedagogia recebeu dois prêmios por menções honrosas de alunos e bolsista do programa, são eles: Ana Jéssyca da Silva Lima, Francisco Gabriel Silveira Ferreira com o trabalho entitulado “Trabalhando as Relações Étnico-Raciais através da Contação de Histórias na Educação Infantil” e Geisa Lavinia Sequeira Gomes, Elia Maria Leandro Uangna com o trabalho entitulado “Relato de experiência das estudantes africanas no Programa institucional de bolsas de iniciação à docência – Pibid / Unilab no município de Acarape – CE”.
Com o apoio institucional do PIBID, sob a coordenação da Professora Dra. Luma Nogueira de Andrade, da Reitoria e das pró-reitorias de Graduação e Administração, pelos esforços para efetivar a participação da Unilab no referido evento. Para a coordenadora Luma: “ É gratificante saber que o PIBID da UNILAB está cumprindo com seu papel de formar profissionais qualificados/as para atuarem nas escolas e pesquisadores/as que estão obtendo destaque inclusive fora de nosso estado com suas produções. O sucesso deste trabalho é fruto da dedicação de todos/as que atuam em nosso programa e do apoio institucional ao mesmo.” A participação da Unilab, encabeçada também pela professora Dra. Joanice Conceição, trouxe a responsabilidades de sediar o III Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste – III COPENE Nordeste no ano de 2021.