Língua Portuguesa – CE

O Subprojeto de Letras Ceará tem como objetivo promover a prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa e ou/ Literatura com a intenção de melhorar o ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.

As principais temáticas discutidas estão relacionadas a questão da diversidade nas relações éticos-raciais, educação especial, gênero, educação em direitos humanos, entre outros temas, que promovam a integração e uma conscientização que levem ao respeito ás diferenças e ás diversidades culturais, possibilitando um ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura que integre e aprimore as habilidades de leitura, escrita e oralidade, bem como o ensino de gramática contextualizada.

Para que alcancemos este objetivo, realizaremos nossa prática docente com base no ensino de gêneros textuais e sequência didática, adequando as estratégias de ensino para o contexto específico de cada escola e a realidade de cada turma.

Coordenador de Área – CA: Profa. Dra. Antônia Suele de Souza Alves Pereira

Participação em Eventos

INAUGURAÇÃO DO ILL

No dia 12 de Setembro de 2018, todos os integrantes do PIBID – LETRAS esteve presente na solenidade de Inauguração do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) do Ceará, no campus das Auroras em Redenção-Ce.

Na ocasião os Bolsistas Hanna Leite, Dayse dos Santos e Gildo Dos Santos apresentaram o trabalho intitulado “PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PROPOSTA DE ATUAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PIBID – UNILAB”, com o amparo da coordenadora Profa. Dra. Meire Virginia, que os ajudou na articulação do tema central de nosso trabalho até a atuação no evento, o que nos motivou bastante, e nos fez viver essa experiência tão enriquecedora.

Depoimento da equipe:
“O Enalic (Encontro Nacional de Licenciaturas) foi um evento de extrema importância para nós bolsistas do PIBID. De sensações ímpares, e conhecimentos incalculáveis. Tivemos o prazer de participar como apresentadores de Trabalho, e por meio disso mostrar um pouco do que temos feito diante do conceito teoria associado a prática”.

VII Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC

Bolsistas do PIBID/LETRAS/UNILAB participam do VII Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC, associado ao VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e ao I SEMINÁRIO NACIONAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2018, na UECE, em Fortaleza. Foi um momento de diálogo sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Na ocasião, os bolsistas, Maklina Almeida e Leonardo Chaves, com o apoio da Coordenadora de Área, Profa. Dra. Suele Alves, apresentaram o trabalho intitulado como “FIGURAS DE LINGUAGEM: A MÚSICA COMO PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. O referido trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo foi descrever uma experiência de ensino de Língua portuguesa através da música realizada em uma escola de tempo integral de ensino médio no município de Redenção, Ceará.

IV SEMANA INTERNACIONAL DE LETRAS DA UNILAB

O objetivo da IV Semana Internacional de Letras da Unilab é o de reunir pesquisadoras e pesquisadores que investigam a linguagem nas suas mais diversas manifestações, bem como as práticas de ensino que perpassam tal objeto de investigação. Para tanto, o interesse do evento é o de debater sobre os trabalhos mais recentes relacionados à interface entre a investigação e o ensino de línguas e de literaturas em contextos interculturais, a partir de uma concepção de linguagem como prática social, sem perder de vista, portanto, as contingências histórico-culturais das quais tais práticas emergem.

O Pibid de Letras não poderia ficar de fora desse evento maravilhoso! Alguns dos nossos bolsistas deram um show apresentando um pouco do trabalho que fazemos arduamente em cada escola que atuamos na IV Edição da Semana de Letras, que é um dos eventos mais importantes dentre o Instituto de Linguagens e Literaturas. O nosso intuito é sempre visando a melhoria do ensino, pesquisa e extensão. Somos iniciação á docência mas produzimos conhecimentos acadêmicos na linha da pesquisa também! Segue Abaixo um pouco sobre o que foi apresentado nesse evento incrível:

Tema: Produção Textual do Gênero Autobiografia no Ensino Fundamental ll: Proposta de Atuação Didático- Pedagógica no Pibid-Unilab

Autoras: Bruna Clesia, Dayse dos Santos e Profa. Dra. Meire Virginia

Analisar o processo de planejamento didático no eixo de produção textual do gênero autobiografia no Ensino Fundamental ll na Escola municipal localizada no Maciço Baturité-CE Coronel Vicente Ferreira.

Tema: Sequência Didática: Produção Textual do Gênero Autobiografia Sob um Aspecto Avaliativo

Autoras(es): Thalles Cavalcante, Hanna Eloy, Maria Lucia Pereira

objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem do gênero citado por meio de uma sequência didática desenvolvida nas turmas do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental da escola Vicente Ferreira do Vale.

Esses são alguns dos trabalhos que foram apresentados durante a IV Semana Internacional de Letras da UNILAB pelos bolsitas do PIBID – LETRAS – Língua Portuguesa/ UNILAB-CE

X ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA

A participação dos Pibid(s) no X Artefatos da Cultura Negra foi de uma grande troca de ensino e aprendizado. O evento conta com várias atividades ocorrendo em diferentes campos da universidade, com o intuito de trazer conhecimentos culturais e de pesquisa sobre tudo o que envolve a Cultura Negra.

A Coordenadora do Pibid Letras Profa. Dra. Antônia Suele de Souza Alves Pereira, juntamente com a Profa. Dra. Rosângela Ribeiro da Silva e o discente Thiago Silva Galdino propuseram um simpósio temática para o evento. O simpósio teve como título “Desafios e possibilidades da aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação básica” onde visa a apresentação de trabalhos nessa temática. As bolsistas Alicia Mácario e Joana Paula apresentaram trabalho nesse simpósio com o título “A importância da Literatura Afro-brasileira para a construção identitária da população negra na educação básica”.

“Ciência e diversidade de gênero: produção de saberes para a afirmação dos direitos humanos” (22, 23, 24 e 25 de Outubro de 2019)

No dia 24 de Outubro as bolsistas Alicia Mácario e Joana Paula, apresentaram um resumo expandido na Semana Universitária da UNILAB sobre um projeto que desenvolveram na escola, com base na Literatura Afro brasileira abordando questões sociais e políticas sobre “Igualdade de Gênero na Escola – O PIBID como Instrumento de Transformação social dos Estudante da Escola E.E.B.M São Francisco – Água Verde/Guaiúba-Ce”.

Evento: 24 de Outubro de 2019. Participação da EEMTI Padre Saraiva Leão na Semana Universitária da UNILAB , juntamente com as Escolas: EEF Coronel Vicente Ferreira do Vale e EEBM São Francisco. Ressaltou-se a importância do PIBID na formação dos professores no Maciço de Baturité, na ocasião ministrou-se a Oficina “Estratégias de aperfeiçoamento em sala de aula para as Avaliações Externas: SPAECE e SAEB.”

Foi um momento ímpar, enriquecedor, de entusiasmo e êxito!

Supervisoras: Paula, Eliana e Célia, Coordenadora: Suele, BIDs, parceria das escolas somam a interação diária , estimulam e apoiam estas experiências!

ENCONTRO GERAL DO PIBID 2019

No dia 19 de Dezembro de 2019 tivemos nosso último encontro geral do PIBID no auditório do campus da liberdade. Esse encontro foi para informes e planejamento das próximas atividades para serem exercidas por cada núcleo do projeto. A reunião foi conduzida pela Coordenadora Institucional Profa. Dra. Luma Andrade, com apresentações dos CA’s sobre o que veio sendo feito durante nossa trajetória.

Eventos próprios

Confraternização de final de ano (2018)

Nosso primeiro final de ano como integrantes do PIBID, celebrando o início de uma nova era para cada um dos ingressantes do projeto no que diz respeito a docência, momento de nos conhecer melhor e compartilhar nossas experiências de Agosto de 2018, até Dezembro de 2018. O momento foi recheado de grandes artistas que compõe esse grupo, teve muita cantoria, música, recitação de poema e muita comida.

Oficina de Contação de histórias “Histórias que navegam no tempo”

A importância da arte de ouvir e contar histórias trabalhou princípios da arte de contar histórias, focando em quatro etapas: preparação do ambiente, escolha do repertório, técnicas de uso do corpo e da voz, e roda de conversa como proposta de fechamento do momento da narração. Através de brincadeiras, músicas e exercícios corporais os participantes exploraram possibilidades de composição de gestos e vozes para a narração das histórias experimentadas na oficina.

ARRAIÁ DO PIBID

O Arraiá do PIBID surgiu como uma ideia de festejar e arrecadar dinheiro para a nossa viagem para o X Artefatos da Cultura Negra – Urca. O evento ocorreu no dia 10 de Julho de 2019 e foi um momento de muita diversão e comida boa!

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO (2019)

No dia 19 de Dezembro de 2019 tivemos nossa pequena confraternização de final de ano com os integrantes do núcleo PIBID – Letras Língua Portuguesa – Unilab/Ce. Como no ano anterior, foi um momento de compartilhamento de alegrias, tristezas e de trajetórias enquanto integrante desse projeto maravilhoso. O projeto mudou a vida de cada um de nós participantes, que entramos com uma visão de escola, sobre o ser docente e terminamos com outra totalmente diferente e dispostos para cada vez mais exercer o papel de professor, pois com o PIBID, percebemos que não temos condições de mudar o mundo em si, mas com a educação podemos moldar o mundo de cada um dos alunos por quem passamos. É um ciclo que está chegando ao fim, e como integrantes do projeto, só temos o que comemorar e agradecer, comemorar pelo trabalho que vem sendo feio durante esses longos meses e agradecer por essa oportunidade única que tivemos.